sábado, outubro 29, 2005

Um Desejo - Será??!!



Normalmente, quando se pergunta a alguém: "Qual o seu maior desejo?", a resposta da praxe é: "O meu desejo é ser feliz!". Será mesmo assim?
Cada dia que passa estou menos convencida disso. Conheço muitas pessoas, falo com muitas pessoas, algumas delas até só virtualmente, mas não deixam de ser pessoas com os seus amores, desamores, anseios e receios. E, através de todos estes "relacionamentos", apercebo-me de que a maioria das pessoas tem um enorme medo de ser feliz, e muitas vezes até foge da felicidade!
Já viram o spot publicitário "now" da Vodafone? Pois é!
A efémera não sabe que só vai ter um dia de vida, mas, no entanto, ela aproveita o seu tempo para fazer o que gosta, o que lhe dá prazer, aproveita o dia até para amar. E agora pergunto: Porque é que nós pessoas, que até temos consciência do que queremos e amamos, não aproveitamos o tempo da mesma forma tanto quanto nos for possível?!
Porque temos mais esperança de vida?! Na realidade, não sabemos quanto tempo vamos viver!
É por tudo isto, que não podemos deixar de ser felizes, não devemos deixar fugir a felicidade e nem fugir dela. Estamos bem, sentimo-nos felizes, é tudo tão perfeito, de uma forma que nem podiamos imaginar e não queremos acreditar. Isso assusta-nos, toda essa felicidade nos mete medo, ou porque já fomos magoados e não o queremos ser novamente, ou porque nunca fomos mas temos medo de ser. Achamos que é bom demais, e que o mais provável é que nos venhamos a magoar, mas isso só o futuro vai dizer. Mas não devemos fugir!
Se fugirmos, nunca iremos saber se podiamos ter sido sempre felizes. Se não fugirmos e sairmos magoados, sofremos, mas pelo menos sabemos que tentamos e nunca ficaremos na dúvida, e concerteza desse sofrimento tiraremos alguma lição.
Nunca se arrependam do que fizeram, mas do que não fizeram. Esqueçam os medos, os anseios, não pensem demais... Se estiverem a ter um momento de felicidade, desfrutem-no ao máximo, porque não sabem quando é que vão ter outro, e pelo menos assim, vão sempre saber que em algum momento souberam o que era ser feliz. Se algum dia alguém vos magoou, não pensem que todas as outras pessoas vos querem magoar, não as façam pagar pelos erros de outros, porque até vocês mesmos podem estar a perder mais uma vez a oportunidade de serem felizes. Vivam cada dia como se não houvesse amanhã, e aproveitem para serem felizes!

By Becas
(Anabela Sousa)

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do teu texto. Deixa uma boa mensagem no ar , e acredito que tudo o que falas passa por todos nos quer se queira quer nao, com muita naturalidade, e as vezes sem se dar conta disso!! Nao é uma questao de saber ,ou de se Ver...é uma questao de Acontecer.. de forma tao natural como um raio de sol !! beijos

Di disse...

o anselmo tem razao... deixar as coisas fluir ajuda-nos a perceber k estamos a ser felizes... eu demorei a chegar la, mas por mts problemas k tenha ou possa vir a ter neste momento sinto k sao ultrapassaveis devido a felicidade k sinto... por vezes o facto de nos sentirmos felizes ajuda e mt a k as coisas aconteçam de uma forma natural e os problemas se resolvam facilmente...
aproveita e bem a felicidade k tens pk tu mereces...

atmosferico disse...

:)

A di e o anselmo estão certissimos. O importante e as coisas fluirem, com calma e sossego irao a bom porto. Tá certo que maior parte das vezes isso não acontece porquer queremos a todo custo ser felizes com a pessoa que gostamos e o importante, a estabilidade emocional, tem um crescimento inversamente porposional ao que sentimos. Também acontece cairmos no outro extremo de tanto procura que pouco certas. Maior parte das vezes, ainda acaba em maior sofrimento e desiluzao pois 99% das vezes não sabemos o que queremos, ou entao acaba em tudo menos o que realmente precisamos.
Não posso dizer que o medo de dar errado não exista. Muito pelo contrario, mas também sei que cresce quanto mais se gosta de uma pessoa.
Não esperar nada especialmente de quem se gosta é impossivel, resultado desilusao. Esperar por algo em feedback correndo o risco de nunca chegar, frustrante.
Então olha, paciencia! Procurar o que sentimos, buscar o pretendemos mesmo que nem sempre tenha uma resposta positiva do outro lado. Deixa marca, tristeza, dor... mas fogo, antes isso que a magoa de "ei olha passei ao lado de alguem que me faz sentir superheroi". Quando na verdade o que tenho sao apenas as minhas maos vazias. Como é bom ser super mesmo sabendo que não o somos.
Momentos de alegria e superaçao pessoal, que ninguem imagina que existam e que também passamos por eles.De querer respirar pelo nariz pela boca,pelas orelhas ao mesmo tempo, pois os olhos fervem de sentimento.
É bom demais isto! Mesmo que no segundo seguinte se leve com um glaciar gelido costas abaixo.
Há milhentas formas de da errado e uma ou duas de dar certo. Infelizmente todos nós tendemos a procurar no porque e que vai dar errado.
Se vamos ter trabalho, se ha alguma coisa nos desperta, ja que as probabilidades de isto dar mal sao enormes porque não, para variar, deixar as coisas irem e procurar/fazer o caminho certo. Até porque como voces disseram, pode não dar mas ao menos o meu empenho foi dirigido no sentido do caminho certo.
Procurar cada raio de sol, caminhar atras dele mesmo que surja de um fundo negro.

Beijinhos

Pedro

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»